Temer na cadeia Aécio na cadeia

Temer na cadeia Aécio na cadeia
Copiem e colem em seus perfis

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

MÉTODO DELFOS

MÉTODO DELFOS

As principais técnicas para um administrador prevê o futuro são:

1. Análise de séries temporais
2. Projeções derivadas
3. Relações causais
4. Pesquisas de opinião e atitudes
5. Método Delfos

1. Análise de séries temporais: consiste em identificar os dados que se repetiram no passado em determinado período, por meio de gráficos. Assim, faz-se projeções, por exemplo: mês em que há mais casamentos, nascimentos ou vendas de veículos.

É possível fazer projeções para 10 anos tomando por base a década passada, podendo-se afirmar qual será o gosto musical de tal país, distribuição de religiões ou composições etárias. Como muitas projeções não se confirmam, esse não é o mais indicado.

2. Projeções derivadas: consiste em identificar associações entre duas variáveis, como aumento de renda populacional e elevação na venda de alguns produtos, acidentes de trânsito e as horas do dia e regiões.

Serve para planejamento sobre policiamento nas ruas, feiras de móveis ou produtos que devem ser expostos num supermercado.

3. Relações causais: consiste em identificar regularidades de comportamento, ou o que provoca determinado acontecimento. Poe exemplo: a cada 10 clientes que adentram a loja 2 compram.

Pode o gerente de vendas, portanto, planejar 10 contatos para efetuar 2 vendas.

4. Pesquisas de opinião e atitudes: consiste em identificar tendências do presente e fazer projeções por meio de indicadores de julgamento. Têm alta probabilidade de acerto.

Como exemplo, a pesquisa eleitoral.

5. Método Delfos: Pesquisa de opinião com um grupo de especialistas num determinado assunto em que são realizadas várias rodadas. A cada nova rodada eles são informados do resultado anterior.

É usado com bastante frequência para previsões tecnológicas.

Esse método se chama Delfos em homenagem a cidade onde ficava o oráulo de Apolo, deus sol da mitologia grega, que tinha por característica prever o futuro. Por essa razão, o santuário da cidade de Delfos era o mais visitado.

MAGO DIÁFANO
Asabarcelri, 28/01/2009

Nenhum comentário: